Livros publicados

 

Por dentro da escola pública
Vitor Henrique Paro

Uma das obras mais fascinantes do educador Vitor Paro é apresentada agora em sua quarta edição revista. A riqueza do humano e a gravidade dos problemas do dia a dia de nossas escolas vêm à tona de forma pungente, levando o leitor a atitudes de não indiferença diante do descaso público pela escola fundamental. Um livro que informa, emociona e faz pensar. Provoca reflexão e tomada de consciência tanto de educadores quanto do público em geral. Como afirma o próprio autor, “a luta pelo alcance de uma escola pública que consiga dotar a população de um mínimo de saber compatível com uma vida decente não é responsabilidade desta ou daquela pessoa ou instituição, mas de todos os cidadãos de uma sociedade civilizada Leia +

 

Diretor Escolar: educador ou gerente?
Vitor Henrique Paro

Como esperar que os procedimentos didático-pedagógicos adotados no interior da escola sejam coerentes com a formação de personalidades humano-históricas, se esse objetivo, nos discursos e nas práticas, é permanentemente ignorado pelas políticas educacionais, em favor de interesses centrados na lógica do mercado e nas inconsequências do amadorismo pedagógico? Leia +

Administração Escolar:
introdução crítica

Vitor Henrique Paro

Obra que marcou verdadeira revolução no modo de conceber a gestão escolar no Brasil, é agora apresentada em versão revista e ampliada. De forma clara e objetiva, Vitor Paro discute o caráter conservador da administração escolar vigente bem como os supostos básicos de uma gestão escolar comprometida com a transformação social. Leia +

 

Crítica da estrutura da escola
Vitor Henrique Paro

Em termos de política educacional, nada supera em gravidade o enorme atraso técnico-científico que se registra na prática diária de nossa escola básica. Tal situação ao mesmo tempo condiciona e é condicionada por uma estrutura escolar cuja crítica é realizada neste livro. Leia +

Administração escolar à luz dos clássicos da pedagogia
Vitor Henrique Paro (Org.)

Administração implica mediação entre meios e fins. Por isso, a gestão Escolar deve necessariamente levar em conta a especificidade educativa da escola. Por desprezarem esse preceito, as políticas públicas em educação vem-se restringindo, teimosamente, a busca de princípios, métodos e modelos no mundo dos negócios para aplicá-los na realidade Escolar. Leia +

 

Educação como exercício do poder:
crítica ao senso comum em educação

Vitor Henrique Paro

Todos falam sobre educação, mas poucos exibem uma concepção rigorosa que dê conta de sua grandeza e importância. No senso comum, prevalece uma noção pobre e restrita, mas com força e aceitação suficientes para estruturar tanto as políticas públicas quanto as práticas pedagógicas. Leia +

Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino
Vitor Henrique Paro

Este livro consolida os resultados de anos de dedicação de Vitor Henrique Paro à pesquisa teórica e prática na área educacional. O autor examina o conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia na organização da escola. Para além de uma anatomia do processo ... Leia +

 

A teoria do valor em Marx e a educação
Vitor Henrique Paro (Org.)

A relevância desta coletânea não se restringe à importância dos temas abordados, mas se estende para a forma mesma de tratar esses temas. Sendo a teoria marxiana do valor o pano de fundo dos vários trabalhos, e estando os autores preocupados em conceituar o mais precisamente possível as diversas categorias ... Leia +

Reprovação escolar:
renúncia à educação

Vitor Henrique Paro

Vitor Paro nos desafia a acompanhar nossos percursos na construção de nossas próprias autoimagens, de nossos valores e de nossa cultura docente; nos convida a perceber que resistimos não tanto a não reprovar, mas, a fazer esse tenso, pessoal e coletivo percurso na redefinição de nossos valores. Leia +

 

Escritos sobre educação
Vitor Henrique Paro

Este livro destina-se a todas as pessoas ligadas ao ensino e ao encaminhamento de soluções para os problemas da educação básica: professores e alunos de graduação e de pós-graduação na área da educação e afins, educadores e administradores escolares e todos que atuam no âmbito da concepção e da execução de políticas educacionais. Leia +

Políticas públicas & educação básica
Luiz Fernandes Dourado e Vitor Henrique Paro

Os oito ensaios reunidos neste livro representam o esforço de pesquisa e reflexão de intelectuais voltados para o estudo da escola pública básica e comprometidos com a solução de seus problemas. A relevância e a atualidade são as características das questões abordadas, num rol de temas de grande abrangência que inclui ... Leia +

 

Qualidade do ensino:
a contribuição dos pais

Vitor Henrique Paro

Neste livro, Vitor Paro traz uma dimensão até hoje pouco explorada do tema da participação da comunidade na escola. Trata-se de reconhecer não apenas o direito de os responsáveis pelos educandos participarem, mas também a necessidade que uma boa escola tem dessa participação. Leia +

Eleição de diretores:
a escola pública experimenta a democracia

Vitor Henrique Paro

A eleição de diretor de escola é uma realidade em várias redes de ensino público no Brasil. Este livro tem por objetivo analisar as características e os problemas da institucionalização e da implementação dessa experiência, bem como captar seus efeitos sobre a democratização da gestão escolar e sobre a qualidade e a quantidade da oferta de ensino. Leia +

 

Gestão democrática da escola pública
Vitor Henrique Paro

Este livro é dedicado aos profissionais da escola pública de ensino básico, em especial professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, mas pretende ser útil a todos que militam na área da educação pública, quer no campo acadêmico – professores e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de pedagogia e licenciaturas –, quer nas Leia +

Escola de tempo integral:
desafio para o ensino público

Vitor Henrique Paro

Este livro aborda as múltiplas questões colocadas pelo sempre atual debate a respeito da extensão diária da escolaridade no sistema público de ensino. Em estilo claro e direto, os autores expõem e analisam os fatos e relações que se dão na prática escolar diária de duas experiências concretas – um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) ... Leia +

 

Estudo comparativo de custo-aluno nos diversos graus e modalidades de ensino
Vitor Henrique Paro

Este livro apresenta os resultados de pesquisa de custo-aluno nas escolas de primeiro e segundo graus da rede pública estadual de ensino do estado de São Paulo. O trabalho tem certo caráter pioneiro por ser o primeiro estudo sobre custo-aluno realizado no Brasil envolvendo um sistema de ensino em sua totalidade. Leia +

Escola e formação profissional
Vitor Henrique Paro

Preocupado em examinar o papel do ensino regular na formação profissional, o livro trata, inicialmente, das necessidades do mercado de trabalho e do relacionamento deste com a escola, no Brasil. A seguir, discute os fatores socioeconômicos e culturais que condicionam a educabilidade dos alunos, passando a examinar questões de educação geral ... Leia +