Capítulos de livros publicados

 

1 PARO, Vitor Henrique. Pontos críticos da proposta [da Escola em Tempo Integral]. In: CADEMARTORI, Ligia (Org.). O desafio da escola básica: qualidade e equidade. Brasília, IPEA, 1991. p. 48-61.

2 PARO, Vitor Henrique. Participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. In: BORGES, Abel Silva et al. O papel do diretor e a escola de 1º grau. São Paulo: FDE, 1992. p. 39-47. Série Ideias, n. 12.

3 PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro, DP & A, 1999, p. 57-72. (2. ed. em 2001.)

4 PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998. p. 300-307.

5a PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERRETTI, Celso João; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.

5b PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclo de conferências da constituinte escolar: projeto político-pedagógico. Belo Horizonte : SME 2000. p. 17-25. (Caderno temático, n. 4)

6 PARO, Vitor Henrique. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique (Org.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 29-47. (esgotado)

7 PARO, Vitor Henrique. O conselho de escola na democratização da gestão escolar. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da (Org.). Formação do educador e avaliação educacional: organização da escola e do trabalho pedagógico. São Paulo: Unesp, 1999. v. 3, p. 109-118.

8 PARO, Vitor Henrique. Reprovação não combina com educação. In:. PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclos de formação em debate. Porto Alegre : SME, 2000. p. 11-12.

9 PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa. Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. p. 79-88.

10 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: SOUZA, Silvana Aparecida de. Gestão escolar compartilhada: democracia ou descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001. p. 7-9.

11a PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: SILVA, Joyce M. A. de P. e. História, escola e políticas educacionais. Araras, SP: Uniararas, 2006. p. 193-200.

11b PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: SILVA, Maria Vieira; CORBALÁN, Maria Alejandra. Dimensões políticas da educação contemporânea. Campinas: Alínea, 2009. p. 13-32. ISBN: 978-85-7516-359-7.

12 Vitor Henrique Paro. Reprovação escolar? Não, obrigado.. In: MATIAZZO, Delva; GONÇALVES, Lourdes Bacicheti (Org.). Democratização da educação: um outro olhar. Maringá: Secretaria da Educação, 2004. p. 119-120. (Caderno Temático 4).

13 PARO, Vitor Henrique. Avaliação e repetência. In: CARVALHO, José Sérgio (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 247-272.

14 Vitor Henrique Paro. Homenagem à Professora Myriam Krasilchik. In: KRASILCHIK, Myriam et al. Outorga do título de professor emérito: Myriam Krasilchik. São Paulo: Feusp, 2003. p. 11-16. (Publicado em 2004)

15 PARO, Vítor. Seminário: qualidade da educação. In: BRASIL. Câmara dos Deputados. Política pública da educação: qualidade e democracia. Brasília: Câmara dos Deputados/Coordenação de Publicações, 2004. p. 127-146. Primeira parte: palestra.

16 PARO, Vítor. Seminário: qualidade da educação. In: BRASIL. Câmara dos Deputados. Política pública da educação: qualidade e democracia. Brasília: Câmara dos Deputados/Coordenação de Publicações, 2004. p. 166-186. Segunda parte: debates.

17 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: PARO, Vitor Henrique (Org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. p. 7-10.

18 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas Educação e produtividade: a reforma do ensino paulista e a desobrigação do Estado. São Paulo: Xamã, 2006. p. 15-18.

19 PARO, Vitor Henrique. Prefácio. In: BEZERRA, Ada Augusta Celestino. Gestão Democrática da Construção de uma Proposta Curricular no Ensino Público: a Experiência de Aracaju. Maceió: Edufal, 2007. p. 13-15. ISBN: 9788571773967

20 PARO, Vitor Henrique. O papel do educador para uma escola da utopia. In: MACHADO, Evelcy Monteiro; BONI, Maria Ignês Mancini de; MUELLER, Helena Isabel; GARCIA, Joe (Org.). Formação do educador: educação, demandas sociais e utopias. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 57-64

21 PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e educação como prática democrática. In: CORREA, Bianca Cristina; GARCIA, Teise Oliveira (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008, p. 11-38.

22 PARO, Vitor Henrique. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a Modernidade. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis: DP et Alii, Rio de Janeiro: Faperj, 2009. p. 13-20. ISBN 978-85-61593-23-0

23 PARO, Vitor Henrique Paro. Nem passar nem reprovar: ensinar. In: JACOMINI, Márcia Aparecida. Educar sem reprovar. São Paulo: Cortez, 2010. p. 11-19. (Prefácio)

24 PARO, Vitor Henrique. A importância dos clássicos da Pedagogia para a administração escolar. In: PARO, Vitor Henrique (Org.). Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011. p. 7-22. ISBN 978-85-8587-

25 PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e integração da comunidade. In: FETZNER, Andréa Rosana; MENEZES, Janaina Specht da Silva. (Org.) A quem interessa a democratização da escola? Reflexões sobre a formação de gestores. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2012. p. 55-91. — ISBN 978-85-88642-46-1

26 PARO, Vitor Henrique. A Didática e a estrutura da escola fundamental. In: FETZNER, Andréa Rosana. (Org.). Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2012. Coleção Ciclos em Revista, v. 6. p. 15-47. ISBN 9788578541859

27 PARO, Vitor Henrique. A qualidade da escola pública: a importância da gestão escolar. In: OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de; VIANA, Fabiana da Silva; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; FONSECA, Nelma Marçal Lacerda; LAGES, Rita Cristina Lima. (Org.). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 57-73. ISBN 978-85-7160-581-7

28 PARO, Vitor Henrique. O trabalho do diretor escolar diante do caráter político e pedagógico da escola. In: LUCENA, Carlos; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. (Org.). Trabalho e educação no século XXI: experiências internacionais. São Paulo: Xamã, 2012. p. 19-45. ISBN: 978-85-7587-146-1

29 PARO, Vitor Henrique. Interferências privadas na escola básica: sequestro do público e degradação do pedagógico. In: TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido; CARVALHO, Luiz Marcelo de; FUSARI, José Cerchi. Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 85-95 ISBN: 978-85-8203-022-6

30 PARO, Vitor Henrique Paro. O professor como trabalhador:  implicações para a política educacional e para a gestão escolar. In: ALMEIDA, Luana Costa; PINO, Ivany Rodrigues; PINTO, José Marcelino de Rezende; GOUVEIA, Andréa Barbosa. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. Campinas-SP: Cedes, 2013, v. 1.[livro eletrônico]. p. 957-971.   ISBN 978-85-89262-02-6

São Paulo, 10 de maio de 2017.